domingo, 9 de dezembro de 2007

Radiestesia - Significados

Radiestesia é a sensibilidade às radiações, raios ou ondas. Esta ciência é muito antiga e basicamente surgiu com a técnica de procura por poços d'água e de jazidas subterrâneas, inicialmente com a utilização de forquilhas ou varas divinatórias.

Além da busca de mananciais, a varinha bifurcada era muito utilizada na pesquisa de tesouros ocultos e objetos perdidos.

Mesmo nos dias de hoje, podemos encontrar no meio rural, poceiros habilitados que fazem desta arte uma profissão, localizando água com forquilha ou com um simples prumozinho.

No século XIX, a radiestesia passa por um expurgo das superstições e começa a ser estudada cientificamente, com apoio em métodos experimentais.

Ao se atirar um pedregulho nas águas tranquilas de um lago ou piscina por exemplo, o movimento forma círculos concêntricos em relevo e profundidade.

A onda formada na água pode ser explicada pela propagação de energia através de um meio, transmitindo-se por vibrações de partícula em partícula, em nosso caso, da água e do ar.

A radiestesia foca o estudo das ondas ou raios radiestésicos.

A velocidade de propagação de uma onda depende da natureza e do meio da onda.

A luz percorre 300 mil quilômetros por segundo no vácuo, euquanto a velocidade do som é de 340 metros por segundo.

Um campo da radiestesia que traz resultados muito importantes é a área da radiestesia curativa que abordaremos nos próximos posts.

Texto extraído parcialmente do livro: A arte de curar pela radiestesia de Sávio Mendonça.

Nenhum comentário: